Mudança de Humor: As inúmeras oscilações na gravidez

09-11-2012-151348-120332813istockmatMuitas grávidas pensam que a gravidez será um mar de rosas, afinal um bebê está a caminho. Só tem um pequeno probleminha: a mudança de humor da mamãe. Garanto é muito mais intenso que uma mera TPM. Uma hora a mamãe está feliz, outra está chorando desesperadamente; uma hora é apenas amores, em outro momento não quer nem ouvir a voz do marido. No fim nem ela está mais entendendo os sentimentos: briga por causa da roupinha amarela, porque o bebê é menino e menininho não gosta de amarelo depois briga porque não quer mais o quarto azul, e olha que já é a 4º vez que você, mamãe, muda a cor do quarto, e a culpa é de quem? Do marido, é claro!

Ei, você ai! É você mesma, mamãe! Se você se viu no que nó
s dissemos ali em cima, é porque você deve terminar de ler este texto e entender, ou melhor, tentar compreender porque isto acontece e que na maioria das vezes não é culpa do seu marido.

Não há nenhum segredo, o culpado de tudo isso são as mudanças hormonais. Vamos a explicação: Quando o óvulo é fecundado, o hormônio HCG (gonadotrofina coriônica) é produzido e jogado na corrente sanguínea. É esse hormônio que acusa a gravidez nos testes de sangue realizados para se descobrir a gravidez. Ele é produzido somente nas mulheres que tem o óvulo fecundado e tem a função de relatar ao corpo da mulher que tem um bebê em formação e que os hormônios progesterona e estrogênio devemdepressao-na-gravidez ser produzidos em maior quantidade. O progesterona e o estrogênio, que são um dispositivo do organismo da mulher para a proteção da gravidez, têm um efeito depressivo, deixando a mulher mais sonolenta, cansada e desanimada.

Achamos a causa mamãe! A produção do progesterona aumenta 15 vezes durante a gestação e a do estrogênio quase 20 vezes. Já o HCG, além de fazer com que o corpo não reconheça o feto como um corpo estranho, é responsável pelos enjoos com cheiros e comidas, e até mesmo pelos vômitos.

Mas é claro que existem outros vários fatores que ajudam no mau humor da mamãe, como:

  • Pés inchados
  •  Aumento do peso
  •  Dores na coluna
  • Ansiedade (quem nunca)

Mas não é o fim do mundo, eis algumas dicas mamães:

  • Ter uma alimentação saudável
  • Tomar muito líquido
  • Ter paciência e fazer dessa fase uma bela recordação
  • Conversar com o maridão e explicar o seu lado
  • Não se isolar: se se sentir triste, sozinha, vá para a casa de uma amiga, da sua mãe, evite ficar muito tempo sozinha.
  • Ser positiva e lembrar-se que essa gestação logo irá passar e, acredite, você sentirá falta.

 

  •  Dica Curumim:

gavidez-hidroginasticaProcure em academias cursos voltados para gestantes. Uma boa opção é a Yôga e Hidroginástica. Não se esqueça mamãe a gravidez é um período muito emocional, viva essas emoções intensamente, chore, ria, divirta-se, afinal, você está criando um laço com seu filho que ninguém poderá destruir.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>