Qual a verdade sobre as grávidas pintarem os cabelos?

- Doutor, eu posso pintar o cabelo durante minha gravidez?

Essa pergunta gera respostas diferentes até mesmo entre os médicos. Alguns declaram que sim, outros que não, pois ainda  é um assunto que gera enorme dúvida. Não há nada que comprove com plena certeza que as tintas de cabelo sejam ou não prejudiciais ao feto durante a gravidez. 

A Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia (Otis, na sigla em inglês) afirma que não há confirmação de que tinturas de cabelo provoquem mudanças na gestação. Ressaltam ainda que pouco da química das tintas é de fato absorvido pelo corpo. Ou seja, os efeitos prejudiciais ainda não são definitivos.

Os médicos, porém, recomendam o uso de tinturas somente após o terceiro oumulher-gravida-pode-pintar-cabelo quarto mês de gestação, pois nesse o período as chances de más-formações diminuem. Para as mamães que não aguentam esperar, indicam o uso de produtos naturais como a henna ou a tintura que não é feita a partir da raiz dos cabelos (como mechas e reflexos). Esse cuidado deve ser tomado porque o couro cabeludo é uma região bastante vascularizada, o que facilita a entrada da química da tintura na corrente sanguínea. “Substâncias como amônia, benzeno e iodo podem ter efeito tóxico para o bebê, aumentando as chances de má-formação e danos fetais”, explica a especialista Viviane Lopes. 

Devemos ressaltar, porém, que quando se trata de uma gestação, todo cuidado é pouco.

  • Dicas:
  • Conversar com o médico para ele lhe passar dicas sobre quais produtos pode e não pode durante a gravidez e durante a amamentação.
  • Não deixar-se levar por mitos, a gestação é importante e nesse processo não podem haver dúvidas.
  • Evitar o alisamento, que também não é recomendado por conter tioglicolato, uma substância tóxica e volátil, que, se absorvida ou aspirada, pode fazer mal ao bebê – assim como o formol, que é prejudicial. 
  • Lembrar que a alimentação pode ajudar muito na beleza e saúde dos fios durante a gestação:  alimentos como frutas, verduras e legumes são fonte de vitaminas e sais minerais; já leite e carne são ricos em proteínas e ferro. 

É importante ressaltar que a queratina (hidratação) é liberada para uso. Se agrávida pintar cabelo mamãe, no entanto, tiver qualquer reação alérgica, é um risco e, na gestação, devemos evitar riscos.

No fim, apenas você mamãe, juntamente com seu médico, poderá chegar a uma conclusão sobre este tema. A saúde do bebê é mais importante que a sua aparência física e a única pessoa que pode cuidar do seu bebê durante esses 9 meses é você, mamãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>