Os 10 maiores erros em medicação de recém-nascidos e bebês.

Aspirina: Mamãe, nunca –  repito – nunca dê aspirina para seu bebê. Aspirinas podem levar a Síndrome de Reye, doença rara e grave que afeta o cérebro e o fígado. Evite remédios que contenham ácido acetilsalicílico na fórmula, tais como: AAS, Bufferin e Melhoral.

Para gripes, resfriados, etc: Evite dar remédios para gripe/resfriado para seus bebês. Utilize tal medicamento apenas quando for prescrito pelo pediatra. Alguns dos efeitos que as crianças sofrem devido a medicação errada são: falta total de sono, problemas intestinais, bolinhas avermelhadas na pele, aumento do ritmo cardíaco e, em muitas vezes, convulsões. A solução é dar bastante líquido para o bebê tomar quando estiver com resfriados.

Diarreia: Os remédios para diarreia podem ser muito tóxicos. Com isso, pode haver uma possibilidade de agravar a infecção bacteriana. É preciso manter o corpo da criança hidratado, ou seja, dar ao bebê bastante água. Se a diarreia vir acompanhada de vômito, é muito provável que o pediatra receite algum remédio especifico.

Remédio adulto: Jamais faça isso mamães! nem grandes nem pequenas doses são permitidas. Não se medica adulto por conta própria, muito menos medicar bebês.

Receitas de outro bebê: É importante ressaltar que nem tudo que funciona para o vizinho, funciona na nossa casa não é mesmo? Portanto a resposta é não, nem mesmo se for receitado um remedinho para o irmãozinho ou priminho. Remédio é coisa particular e deve ser receitado de acordo com o problema pessoal.

Remédios vencidos: É simples: remédio vencido deve ser jogado fora.  Depois que vence, o remédio não faz o efeito desejado  e pode gerar graves efeitos colaterais.

Paracetamol: O paracetamol, muitas vezes, é o remédio queridinho das mamães. Risque agora mesmo ele da sua lista. O motivo? O paracetamol (genérico Tylenol), é acrescentado à fórmula de muitos outros remédios. Doses elevadas dele são tóxicas ao fígado e podem levar até a morte. Muito cuidado com as doses de paracetamol utilizadas por seu bebê. Converse sempre com seu pediatra sobre os medicamentos que seu bebê toma.

  • Curiosidade Curumim.

Sabia que até mesmo chá de ervas contém substâncias prejudiciais ao corpo de um bebê/criança? Ou seja, se o seu pediatra indicar não tem
problema, mas não dê chás sem antes consultar o pediatra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>