O que é sopro cardíaco ? Meu bebê tem, e agora?

Bom, primeiramente o que seria o sopro? É um termo que descreve o som diferente que o sangue faz ao passar pelas válvulas e vasos sanguíneos do coração. Pode ser o resultado de uma abertura indevida ou de má-formação de uma das válvulas do coração.

A maioria dos sopros não prejudica a saúde. Alguns, no entanto, indicam algo desregular no coração. Quando o bebê possui o sopro, na maioria dos casos, o médico através do estetoscópio  distingue, apenas pelo som, sopros em níveis mais graves.

medico-examinando-coracao-do-bebe-0000000000000CC1É importante que as mamães saibam que é normal os recém nascidos possuírem sopro nos primeiros instantes e até mesmo dias de vida. O sistema circulatório, que dependia da placenta no útero, sofre alterações quando a criança começa a utilizar os pulmões para respirar. Com isso, é feito um outro exame para o médico analisar se existe algum problema no coração do bebê. Em alguns casos o sopro aparece apenas quando a o bebê se torna adulto.

O sopro é muito mais comum do que se imagina. Ele atinge cerca de 50% de todas as crianças. Muitas vezes, o ruído do coração é apenas uma característica do funcionamento. Se o seu filho possuir o tipo de sopro grave, provavelmente, o médico/pediatra o encaminhará ao cardiologista para fazer os exames necessários. Se cabível será feito o acompanhamento médico, e em alguns casos pode-se recorrer a operações, que por sinal, são muito simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>