É normal meu recém-nascido estar assim?

cuidados-com-bebeAs mamães de primeira viajem muitas vezes não entendem que a pele do bebê pode mudar, assim como sua a estrutura, os olhinhos e assim por diante. Veja abaixo, alguns esclarecimentos:

Porque a pele do meu bebê está mudando? É normal a pele do bebê mudar, veja aqui algumas informações.

Porque o olhinho dele está inchado? Calma, mamãe, é normal, se o bebê não estiver sentindo dor ou chorando. Caso contrário, leve ele ao pediatra. Para limpar as remelinhas, pegue um algodãozinho umedecido com água morna e vá tirando com calma e paciência do canto para fora.

Como eu cuido do umbiguinho? Sempre deixe a área do umbiguinho limpa e sequinha. Limpe uma vez ao dia – durante o banho -, utilizando sabão neutro, seque com uma toalha macia, depois, passe em toda a região do umbigo um cotonete umedecido com álcool 70º – não use cremes, pomadas ou coloque curativo na região. Não se preocupe pois o cordão umbilical cairá sozinho. Isso acontece pelo 7º ou 8º dia, após o bebê nascer. Se você notar algo errado, como vermelhidão ou cheiro forte, procure um pediatra, pois pode ser uma infecção.

Estou gastando muitas fraldas? Sim, não economize mesmo! Troque a fralda sempre que achar necessário, pois caso contrário poderá causar assaduras. Importante: sempre limpe as meninas da frente para trás – assim, evitando a infecção vaginal.

E o teste do pezinho? Bom, algumas gotinhas de sangue do pezinho do bebê são tiradas, mas porque? Serve para detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecções. É feito 48 horas depois do nascimento do bebê e é ideal que se faça até o 7º dia após o nascimento.

Com que frequência devo ir ao pediatra? É recomendado que se vá ao pediatra 7 dias após o nascimento, pois, será realizado um exame geral no bebê. E também a mamãe poderá tirar todo tipo de dúvida.

Ele está com muita febre, e agora? Se você perceber que seu filho está com febre, é preciso medir a temperatura com um termômetro – na axila ou virilha, nunca na boca -. Se medir na axila, a temperatura normal é até 36,5ºC e na virilha, até 37,5ºC. Portanto, se passar disso, leve-o ao pediatra. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>