Hipertermia: Como saber se seu bebê está muito agasalhado

Está muito frio. E o mais complicado é que você tem que sair com o seu bebê. O que todas as mamães pensam em fazer? Agasalhar o baby. Não há nada de errado em fazer isso, o problema surge quando o agasalha demais. Sim, isso mesmo.

Mas por que? Além do desconforto que causa ao bebê, poderá causar até mesmo alguns problemas de saúde em seu filho.


A pele – o maior órgão do nosso corpo – é o nosso primeiro órgão de defesa contra os micro-organismos. E a de um neném é extremamente fina e sensível e por isso ele precisa de mais cuidados que nós, adultos. Não há nenhum mistério em o bebê sentir mais frio do que os adultos, pois, a troca de calor é feita, também, pela pele. E essa capacidade só estará completamente desenvolvida aos 6 meses de vida. Até lá, os bebês têm dificuldade em manter a temperatura ideal do corpo.

Se ele estiver com muitas roupinhas, superaquecido, poderá ficar irritado e começará a chorar. A alta temperatura do corpinho pode causar hipertermia, que é a temperatura do corpo elevada. É um sintoma que avisa que o corpo não está sendo capaz de manter a temperatura adequadamente, ou seja, um superaquecimento. Já o suor é um grande vilão, pois quando ele soar ele molhará a roupinha e ficará gelado, podendo causar algum resfriado ou brotoejas, que são a alteração da cor ou textura da pele. Alguns dos sinais mais comuns da hipertermia são o rosto vermelhinho, a inquietação, transpiração e – cuidado! – até mesmo febre.

O local ideal para ver a temperatura da criança é o tórax, pois a mãozinha e o pezinho sempre estarão mais geladinhos, já a a cabecinha estará sempre mais quentinha.bebe_agasalhado

Uma boa solução é utilizar gorrinhos e luvinhas, ao invés de muitas roupinhas. Dessa forma, você poderá evitar a perda de calor cobrindo as mãozinhas e a cabecinha do bebê. As roupinhas de algodão são as mais indicadas, pois são as mais confortáveis. Evite peças de lã: “pais devem dar preferência às roupas de algodão, principalmente as que terão contato direto com a pele”, afirma a pediatra do Ambulatório de Pediatria Social do Hospital Sírio Libanês, Carolina Luisa Alves Barbieri. Essa recomendação ocorre pois os nenéns podem ter alergia a alguns materiais sintéticos. Melhor prevenir do que remediar. Também é sempre bom colocar por baixo da roupinha de inverno uma roupinha mais fresca, assim você poderá tirar, caso o bebê sinta calor e comece a suar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>