Uma conversa sobre: mamadeira

Tão difícil como tirar a chupeta é tirar a mamadeira.  Isso deve, no entanto, ser feito a partir do primeiro ano de vida até, no máximo, os 3 anos. Talvez, os dois seClose up of baby drinking his bottle
igualem no nível de dificuldade. “Como a criança está acostumada com a mamadeira, ela deve ser tirada aos poucos. Primeiramente, podemos tirar a mamadeira da noite, pois a criança a usa como chupeta. Além disso, a mamadeira neste horário faz com que a criança durma com os dentes sujos, prejudicando a dentição”, explica Quézia Bombonatto, psicopedagoga e diretora da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Engana-se o pai que pensa que, nesse processo, o filho sofre. Na verdade – e como sempre – os pais sofrem mais que os filhos.

Primeiro é preciso entender que seu bebê está crescendo e não precisa mais de uma mamadeira. Isso soa como os primeiros passos de independência e, logicamente,aterroriza os pais: “Tirar esses hábitos (chupeta e mamadeira) não devem ser encarados como perda, pois não tem nada de prejuízo. É, sim, um benefício à criança. E, na verdade, a vida toda vai ser assim, com os pais mostrando ao filho o que ele ganha ao crescer”, diz Alessandro Danesi, pediatra do Hospital Sírio-Libanês (SP). Não tenha pena! Ele vai chorar? Vai e muito, mas tudo isso faz parte do crescimento. “Por que na hora de trocar a fralda pela cueca é bacana e trocar a mamadeira pelo copinho não? É o mesmo tipo de desenvolvimento”, diz Sandra de Oliveira Campos, médica do Departamento de Pediatria da Unifesp.

Não queira fazer tudo da noite para o dia, é preciso ter paciência. É necessário entender que deixar a mamadeira – depois de acostumado com ela – leva tempo. Mas como fazer para ele desapegar? Comece a colocar a água, o suco, ou o leitinho em um copinho, ele irá se sujar muito no começo, mas vale a pena: com o tempo, ele entenderá como deve segurar e como não se sujar.

Sim, ele está crescendo! Lembre-se: não retire os horários de mamar de uma só vez, comece tirando a da manhã, depois a da tarde, e por último, a da noite. Sempre motive seu filho, enquanto ele for largando a mamadeira dê um prêmio para ele, nada extravagante, passe mais tempo com ele, brinque, tire uma sonequinha, assim, ele se sentirá muito motivado para largar a mamadeira.

Choro e mais choro, ele quer a mamadeira de volta, o que eu faço? Não ceda, não se entregue a um choro, o pediatra Alessandro tem uma dica: “Tire todas as mamadeiras e chupetas da casa, para não correr o risco de amolecer e ceder”.

A mamadeira, além de trazer problemas dentários, não agrega em nada a vida de seu filho. Ela é só um instrumento encontrado para distrair seu filho, enquanto ele chora, ou porque a mãe não se sente bem ao dar o peito – existem casos que a mãe tem leite empedrado e se sente incomodada de amamentar.

9543Experimente dar ao seu filho outras coisas enquanto ele chora, como um chacoalho ou um bichinho de pelúcia. Entenda que quanto mais acostumado na mamadeira, mais tempo leva para desacostumar. Afinal, a criança precisa mudar de hábito.

Ficou com alguma dúvida em relação a mamadeira? Comente em nosso blog. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>