Como evitar doenças de inverno

winter-winterFrio, vento gelado, ar seco. Chegou o inverno.

Os bebês ficam muito propensos a doenças dessa época do ano. Doenças respiratórias como, bronquite – inflamação dos tubos que levam ar aos pulmões -, broncoespasmos – espasmos nos brônquios que impedem a passagem do ar até os pulmões– e broncopneumonia –  inflamação nos brônquios, bronquíolo e alvéolos vizinhos – são frequentes nesse período. O inimigo respiratório dos bebês estão muitas vezes ao nosso alcance: mudança repentina de tempo ou até mesmo passar muito tempo em ambientes fechados.

Existem algumas medidas que, são essenciais para a prevenção de tais doenças. Atitudes simples de prevenção podem evitar que seu bebê fique doente durante o inverno, veja abaixo.

Como preparar a casa. “O segredo é tornar o ambiente hostil ao ácaro, o que só se consegue com um lugar fácil de limpar”, explica o alergista Fábio Castro. É necessário manter o quarto do bebê arejado e sempre limpo, é recomendado que, não tenha no quarto objeto que possam acumular poeira, pelinho, exemplo: ursinhos de pelúcia, tapete, carpete. Geralmente, o ácaro se desenvolve em lugares como, a cortina, almofadas, cobertores, tanto é que, é recomendado que se use edredons. Com isso, mantenha sempre o quarto arejado e nunca varre o quarto com vassoura e sim passe um pano levemente úmido, evitando assim, levantar poeira. Uma outra dica é que cubra o colchão com uma capa impermeável, assim, os ácaros não irão se acumular.

Quais lugares frequentar. O seu bebê ainda não possui uma imunidade boa, então, evite levá-lo em lugares fechados e com muitas pessoas, pois, existem muitas chances de seu bebê pegar algum vírus, alguma bactéria, sem contar com a quantidade de ácaros existentes.

Como saber se ele está com frio. É preciso agasalhar seu filho, mas não deixe ele parecendo um iglusinho, para saber se ele está com frio, sinta a temperatura na barriga, peito, costas e na cabeça da criança, pois as mãozinhas e os pezinhos sempre estarão mais geladinhos.

Dica Curumim: Sempre mantenha as vias aéreas superiores limpas, use soro fisiológico e faça inalações (somente com soros). Os casaquinhos e roupinhas de inverno devem ser lavadas antes de usá-las, evitando assim que, acumule pó ou ácaro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>