Uma conversa sobre: leite empedrado

Muitas mamães, infelizmente, no inicio da amamentação encontram-se com ingurgitamento, ou seja, leite empedrado, isso ocorre quando as mamas incham – o leite desce deixando a mama pesada, quente e dura. Isso causa muita dor para a mãe (fissuras no bico do peito, febre e os mamilos podem chegar até mesmo a sangrar), pois as mamas ficam duras e causa muita dificuldade na hora da amamentação, sem contar a dor.

O leite deve ser retirado para evitar o que é chamado de mastite – que é a inflamação da glândula mamária. Mas calma, não desista da amamentação, tudo isso é temporário e pode ser solucionado. Porque ocorre isso? A mamãe acaba produzindo muito mais leite do que o filhote precisa, sendo assim, cria-se nódulos e o leite endurece.

Existem alguns métodos que aliviam a dor. Por exemplo:

Amamentar. “Para conseguir minimizar o problema, o primeiro passo é amamentar em livre demanda, isto é, amamentar a hora que o bebê estiver com fome. Não é de três em três horas nem de duas em duas. É a hora em que o bebê tiver vontade”, explica a fonoaudióloga Jamile Elias. Quando você amamentar você ira sentir um alivio no peso das mamas.

Retirar o leite.  Primeiramente, faça massagens circulares nas mamas. Para tirar o leite utilize uma bombinha ou tire o leite com as mãos, isso tudo facilitará para o bebê e611300-As-massagens-são-excelentes-para-tratar-o-leite-empedrado.-Foto-divulgação deixará a mama macia. Como tirar o leite sem bombinha? Coloque o dedo indicador e polegar em forma de “C” no final da região areolar e realize movimentos para o leite sair. Quando o bebê terminar de mamar, esvazie as mamas, pode ser manualmente.

Faça compressas de água fria, pois, a água quente estimula a produção de leite.

Como massagear os seios. Pode ser durante o banho, deixe a água cair em cima das mamas por alguns minutos, segure uma mama com uma das mãos e com a outra massageie com movimentos circulares (comece pela auréola e depois por toda a mama). Faça isso nas duas mamas. Após isso, segure as duas mamas pela lateral e junte as duas mamas, faça isso cerca de 5 vezes. Lembrando que os movimentos devem ser suaves. Depois, faça movimentos circulares com as mãos ao redor do mamilo (com uma leva pressão). Sempre que sentir que seu seio está com muito leite, faça isso. Você se sentirá muito mais confortável e com o seio mais leve.

É sempre importante lembrar que, se estiver co
m muita dor, procure seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>