Cesárea: Como cuidar da cicatriz

Atualmente no Brasil, a cesárea representa cerca de 50% dos nascimentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o índice deveria ser de 15%, ou seja, estamos muito acima do ideal. Apesar de ter se tornado um
procedimento comum, a cesárea trata-se de uma cirurgia de médio porte e seu pós-operatório exige alguns cuidados para que haja a perfeita cicatrização externa e interna dos tecidos.

“É feita uma incisão transversal no abdômen de aproximadamente 12 centímetros para a passagem da cabeça do bebê, onde 7 camadas do corpo são cortadas”, explica o Dr. Júlio Elito Júnior, Professor Livre Docente do Departamento de Obstetrícia da Unifesp. As mamães buscam um pós-operatório tranquilo, livre de traumas e dores.

O período de cicatrização pode ser muito turbulento, acompanhe a seguir, dicas, de como cuidar da sua cicatriz:

Repouso absoluto. As primeiras semanas são as mais importantes durante a gravidez, então, por pelo menos 3 semanas é necessário que você, mamãe, mantenhaUn-bulto-en-la-cicatriz-de-la-cesarea_diaporama_550 repouso. Nada de ficar andando para lá e para cá, mantenha seu foco apenas no bebê, entenda que você precisará de ajuda nessas 3 semanas. Depois de 15 dias você poderá tirar os pontos e começar as atividades diárias com calma.

Cuidados com o corte. Limpar a região apenas com água e sabão (ou se preferir, soro fisiológico), secar muito bem a região. Nada de colocar cremes na região, muito menos compressas de água quente. Se notar algo estranho durante o período da cicatrização, procure seu médico.

Tenha paciência. Não queira voltar a sua rotina passados 15 dias da cirurgia!,  Você precisa ter paciência, seu corpo ainda está em processo de recuperação. Se sentir dores, pare de fazer o que estava fazendo, imediatamento, “A dor é o freio do nosso corpo, serve para mostrar que você chegou ao limite e seu organismo ainda está se recuperando”, alerta a Dra. Alessandra Bedin, Ginecologista e Obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.

Cicatriz. Ficará uma leve marca, nada chamativo, mas se te incomodar muito, existem procedimentos estéticos que que “somem” com a cicatriz. Pode-se recorrer a tratamentos a laser, a dermo abrasão, ao uso de ácido retinoico e hialurônico. Para os casos mais graves como, cicatriz  elevada (cicatriz hipertrófica) ou a queloide, existem os seguintes tratamentos: Betaterapiaou Laser de CO2 Fracionado Ablativo.

Exercícios físicos. Muita calma nessa hora. Volte aos poucos. Comece fazendo uma caminha, depois de 3 meses – no minimo – se quiser, volte aos abdominais. Mas para evitar surpresas, consulte seu médico, ele te indicará o tempo certo para voltar aos exercícios físicos, afinal, cada organismo reage de uma maneira diferente.

Alimentos que ajudam na cicatrização. Não é nenhum segredo que a milagrosa água ajuda, e muito, na hora da cicatrização. Suco puro de laranja é muito recomendado, por ser rico em vitamina C. Atenção, evite alimentos gordurosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>