O que está acontecendo com o meu corpo?

recuperação-do-corpo-após-o-partoMuitas mudanças acontecem no corpo de uma mulher grávida. E com elas, as dúvidas. São tantas transformações que ocorrem devido aos hormônios, que leva as mamães se perguntarem se aquilo é normal, ou não. Separamos algumas das dúvidas para solucioná-las pra você.

Coçar a barriga na gravidez dá estria. Não, na verdade a estria quando ela está prestes a aparecer causa coceira (um sinal que o tecido muscular está sendo danificado e que isso pode gerar marcas, ou seja, as estrias). Podemos dividir a pele em duas camadas, a epiderme (superficial) e a derme (profunda). Quando a mulher fica grávida o que ocorre é que a camada mais profunda da pele rompe e a epiderme se mantém intacta. É normal ter estria na gravidez, cerca de 90% das mulheres possuem. O que ajuda nesse caso é o seu gene, como assim? Você pode ter a tendência, geneticamente falando, de não ter estrias durante a gravidez. Mas o que fazer caso eu possua? Bom, existem vários métodos para amenizar as estrias, como: ter uma alimentação saudável. Usar um sutiã adequado para seu tamanho e tipo de corpo. Roupas folgadas, nada de usar roupas apertadas, principalmente, durante a gravidez. Usar cremes hidratantes, além de relaxar a pele, causa um conforto delicioso (prefira cremes próprios para a gravidez).

Meu cabelo está mais volumoso. É normal. Isso irá depender de mulher para mulher, em algumas ele cresce e em outras ele cai. É normal, por exemplo, cair 100 fios de cabelo por dia. Mas durante a gravidez, os níveis dos hormônios estão muito bagunçados, vejamos, o nível do hormônio estrogênio cresce demais e isso, consequentemente, prolonga a fase de crescimento do cabelo. Sendo assim, o cabelo cairá menos. Mas como já dito acima, isso irá depender de mulher para mulher.

Meu corpo está com mais pelo do que o normal. Isso irá realmente acontecer. O que ocorre é que o nível do hormônios andrógenos (masculinos) crescem. Ocasionando um crescimento anormal dos pelos do corpo. Mas não fique preocupada, mamãe, por volta de três a seis meses após o bebê nascer, seus hormônios irão se regulando. Enquanto isso existem métodos como:  depilação com cera quente ou fria, lâminas para depilação, etc. 

Minhas unhas estão crescendo mais rápido. Ela cresce mesmo, mas talvez isso até passe despercebido por você. Algumas mulheres dizem que elas ficam mais fortes, porém, outras dizem que elas ficam mais quebradiças. Vai entender!

A verdade é que tudo depende do metabolismo da mulher, de como ela irá reagir a gravidez, algumas sentem dores fortes, outras nem sente dores, por isso, não se espelhe em alguma amiga que ficou grávida, ou na sua mãe, se sentir que tem algo de diferente acontecendo com você, procure o seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>