A pele do meu bebê está mudando, é normal?

Muitas mamães se assustam pela pele do bebê estar mudando, ou estar com manchas.E essa preocupação é mais que aceitável, porém, não há do que se preocupar, na maioria dos casos é normal isso acontecer.

recem-nascido-18-cuidados-essenciais-8

O ressecamento da pele do bebê é normal, a pediatra diz o motivo  “O bebê passou meses envolto no líquido amniótico” explica Vera Fieldman Ramalho Valverde.Para os recém nascidos entre o 4º e 5º dia, a pele do bebé ficará cor-de-rosa pálido e irá adquirindo a sua cor definitiva.Outra informação muito importante é que devido ao contato da pele com alimentos ou com a própria pele da mãe durante a amamentação, o bebezinho poderá apresentar dermatite perioral, isto é, borbulhinhas que surgem no queixo ou nas bochechas, e que com o tempo desaparecem, tem muita relação com a reação de hipersensibilidade na pele, caracterizada por inflamação e coceira.

  • Manchas na pele do bebe.

As brotoejas são pequenas bolinhas vermelhas muito comuns em bebês de até um ano de idade e surgem devido ao calor que faz com que o bebê transpire mais e assim os poros acabam entupindo.

O vitiligo é uma doença cutânea em que ocorre a perda da pigmentação em certas áreas do corpo, resultando em manchas brancas irregulares.

A pitiríase alba são manchas brancas e ásperas com descamação que se manifestam principalmente na face, membros superiores e no tronco, podendo evoluir para outras regiões.

A cútis marmorata é um fenômeno vascular temporário comum nos primeiros dias de vida do bebê. Ela manifesta-se em forma de manchas escuras no corpo devido à dilatação dos vasos sanguíneos superficiais. Somente o médico pediatra saberá indicar o melhor tratamento.

A eczema é uma mancha com característica seca, espessa e escamosa podendo surgir bolhas na pele do bebê ou não, é desconfortável e pode ser a porta de entrada para problemas infecciosos necessitando no entanto de acompanhamento médico.

O hemangioma é um acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou em outros órgãos internos principalmente dos bebês em seus primeiros dias de vida. 

doenca-pele-bebe350

  • Dica curumim:

É importante mamãe que se você notar alguma cor ou manchinha na pele do seu neném, que não sair, ou estiver afetando a saúde do mesmo, você procure um pediatra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>